LEIA E FAÇA O SEU COMENTÁRIO EM CONTATO        

MÊS DEZ 2015 - DIAS 12 - 19 (Textos publicados na minha Coluna 'ESCREVER... É ARTE'.)

VÉSPERAS DE NATAL (19/12/2015)

A vida é muito corrida - e, com certeza, queremos que ela ande devagar. Ontem era o início do ano, hoje estamos a menos de uma semana do Natal. Do próximo ano mais perto ainda que ontem, e que sempre reclamávamos que estava demorando a passar.

Apesar das reclamações, consideramos com o passar dos anos nas costas que é melhor passar lentamente. E quanto mais lento, melhor. Este mês cheguei ao fim do primeiro tempo - anos atrás queria atingir o mais rápido possível a maioridade - hoje penso diferente, mas gostaria de ter aos dezoito a mente de hoje, o conhecimento de hoje.

Às vésperas de Natal começamos a fazer uma retrospectiva - que não é nada fácil, pois quando lembramos determinadas atitudes que praticamos, sobe determinada reação: poderia ter feito de outra forma e, provavelmente, o resultado seria outro. Seria outro, com certeza, e talvez não pesaria hoje. Mas sim, talvez não - pois toada ação precede uma reação, não há como negar. Sendo assim, passaríamos a vida toda a questionar as nossas atitudes.

É tão interessante para e fazer determinadas reflexões - tais reflexões levam-nos a pensar no futuro (que está tão próximo), e, ao mesmo tempo, distante. Distante mas cheio de planos. Somos impulsionados desde pequenos a fazer planos - planos das vésperas do futuro (e que nem todos têm a sorte de alcançá-los). Pensar no futuro é divagar sobre algo que não temos certeza, por isso leva o nome de futuro. Os atos passados ficaram na memória e a dádiva maior é o presente, o hoje, o agora.

Os preparativos estão começando a todo vapor! São famílias se deslocando para encontrar os parentes próximos que estão distantes. São famílias se preparando para passar o Natal e a virada do ano em praias belíssimas. Outros saindo das armações de concretos em busca de paz de espírito - provavelmente em cidades menores ou no campo. São escolhas de presentes e mais presentes aos mais próximos - é uma festa só! É um sabor que se carrega pelos dois ou três meses seguinte - até a preparação para a Páscoa.

São formaturas - são derramamento de lágrimas de turmas que se despedem e cada um carregará em si as marcas trilhadas lado a lado com os amigos. E, dali para frente, cada um seguirá o seu caminho - poderão se encontrar, relembrar os bons momentos que passaram juntos, mas não será mais a mesma coisa. Caminhos diferentes, até cruzados, porém não os mesmos mais.

E, quando se fala em formatura, tive a grata satisfação deste ano que se finda em acompanhar o 3º A, Turma do Técnico em Química, da Escola 'Dr Clóvis de Arruda Campos' em parceria com a ETEC. É emocionante estar ali e entregar-lhes o canudo simbólico da colação de grau - eles se emocionaram e eu também. Creio que não nos esqueceremos - farei parte do álbum de fotografia deles.

Nas tradicionais famílias portuguesas, às vésperas do Natal - dia 24 de dezembro, reuniam-se para o jantar: chamado de Consoada ou, bem abrasileirado, Ceia de Natal, e à meia era feito - e ainda é, a distribuição e a troca de presentes e realiza-se a Missa do Galo. E, tradicionalmente falando em Brasil, espera-se que à meia-noite o Papai Noel visite as famílias distribuindo os presentes - a cada criança sonha com a visita do Papai Noel. E, vale lembrar também que em certas famílias, e até mesmo entre amigos, a troca de presente se faz através do amigo secreto (amigo oculto).

Acreditam-se muitos que no dia 25 de dezembro o menino Jesus nasceu - para uns sim, para outros não (determinam outra data), mas o importante é acreditar que podemos trazer o menino Jesus todos os dias conosco e tudo - todas as festividades, é um meio de agregar a família. Tendo o menino Jesus no coração, na mente, e praticando todos os seus ensinamentos é o que importa - pois alguns com mais, outros com menos bens nesta vida não se faz diferença para herdar os céus, mas importa sim cumprir fielmente os seus preceitos. A todos uma feliz semana de preparativos - Feliz Natal! 

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 19/12/2015 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.    

BOM PRA CHUCHU (12/12/2015)

Você já pensou no termo bom pra chuchu? O que é pra você bom pra chuchu? De forma geral, há tantas coisas boas pra chuchu. Ou seja, há muitas coisas para pensar, para analisar, não é mesmo? Então, como sempre, vamos por etapas.

Antes de qualquer coisa, é um termo que pertence à linguagem informal, que indica intensidade - e pode ser igual 'bom pra cachorro', 'bom pra valer'. É um termo muito usado em lugares rurais, pois sua origem se dá na planta leguminosa - chuchu, que é uma trepadeira e, quando bem assentada em solo, produz muito.

Creio que para a maioria seria muito bom, bom pra chuchu, ter saúde, dinheiro no bolso (bastante, de preferência), dignidade. Para alguns é ter uma boa vida, divertida, com a família e amigos. É poder sair pelos caminhos do mundo, gritando bem alto aos quatro ventos, que é feliz, que está feliz - e que pode cultivar a alegria com os amigos.

Para outros é comer bem, por exemplo. Ou, ainda, saborear os doces petiscos preparados pelas avós, pois soe elas sabem fazer - além de poder dizer que melhor lugar não que a casa das avós (com raras exceções). Até hoje vi poucos netos não gostarem da casa das avós - para a maioria, é o melhor lugar! Aliás, nas casas das avós somos bem amparados dos sermões das mães.

Outros, ainda, pensam que dançar, cantar, beijar, abraçar - nada melhor que isso - principalmente aos mais jovens. Aos de mais idade também, mas com menos intensidade. Ou, o modo de olhar a vida já é diferente. Já tem uma bagagem, tanto de vivência, como emocionalmente.

Também é bom pra chuchu viver novas experiências. Novas emoções, talvez estar ao lado de pessoas diferentes, com hábitos diferentes, com pensamentos diferentes, com pensamentos inovadores. Ah, e como seria bom estar ao lado de pessoas inovadoras, e de preferência com um bom dinheiro no bolso para poder desfrutar dos bens terrestres que estão disponíveis e a nosso favor - estão para serem usados. Saúde e bem-estar são bons pra chuchu - não é mesmo?

Se pensar por outro lado, o lado escolar, fazer a lição é bom pra chuchu! Aliás, o fazer familiar também é bom pra chuchu - e em todos os sentidos! Brincar com os familiares e com os animais de estimação... Rolar na relva - de preferência após um dia chuvoso - pois é passível de sentir o cheiro de terra molhada!

Outro dia li que não há nada melhor que comer, assistir a boas séries na TV, ler bons conteúdos (livros ou internet) e, de certo modo, nada melhor que comer, beber e alegrar-se do que está vivendo, como escrevi outro dia. E, na ocasião, citei a passagem bíblica do rei mais poderoso que a história narra: o rei Salomão.

Mas ainda há muitas coisas boas pra chuchu - como alegrar com a alegria dos amigos - e eu compartilhei estes últimos dias com alguns amigos literatos, que são: Rita Lavoyer, Antônio Luceni e Antenor Rosalino. Rita Lavoyer ficou em primeiro lugar no Concurso de Contos 'Paulo Leminski', de Toledo-PR, com o conto "Sobre a terra seca dos meus olhos". Antônio Luceni venceu o Concurso Nacional de Literatura Infantil 'Nelly Novaes Coelho', promovido pela UBE - União Brasileira de Escritores, com o livro "O menino e o vento". Antenor Rosalino venceu o '1º Concurso de Poesias da Ordem dos Poetas do Brasil', de Guarujá-SP, com o poema "Páginas Viradas". A todos estes que levam o nome de Araçatuba os meus sinceros parabéns!

Fechando estas linhas, que foi bom pra chuchu escrevê-las (pois a semana passada alguma coisa aconteceu que o texto não chegou à Redação deste tabloide), vale ressaltar que as amizades conquistadas durante a vida são tão boas que nesta semana que se finda tive a grata satisfação de ser lembrado por muitos em minha data festiva de nascimento - a todos o meu muito obrigado! 

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 12/12/2015 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.     

© 2016-2025 Escritório: Avenida das Casas, nº Das Portas, Araçatuba - SP
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora