LEIA E FAÇA O SEU COMENTÁRIO EM CONTATO   

MÊS JUN 2018 - DIAS 02 - 09 - 16 - 23 - 30 (Textos publicados na minha Coluna 'ESCREVER... É ARTE'.)

A BUSCA DA ESSÊNCIA HUMANA (30/06/2018)

A busca constante da essência humana - creio que é uma frase de efeito, pelo menos para muitos seres humanos que buscam a perfeição - é a fé. E usar da fé para buscar a perfeição, a essência humana, significa ir ao encontro do que é mais sublime! E o mais sublime é o nosso Deus, pois como nos foi dito, e cremos, que fomos feito à imagem e semelhança de Deus, nosso Criador - que é perfeito! Que é luz - o Pai das Luzes!

O ser humano - citado acima: criado à imagem e semelhança de Deus, está em constantes mudanças (e ainda bem) - e tais mudanças podem ser entendidas como a busca da essência humana (visão deste que vos escreve). E vale pensar, antes de prosseguir com estas palavras, que todo ser humano nasce puro, limpo - mas ao crescer se corrompe: a sociedade em que está inserido o corrompe, por isso a necessidade de buscar constantemente a essência humana.

Há várias correntes filosóficas sobre o assunto (ou seja, há vários pensadores), mas a corrente aqui seguida, expressa, de base, é a Bíblia - que por sinal explica a si mesma: basta crer - leia e creia! E o crer é o princípio da sabedoria. Também vale citar que, assim como qualquer outro livro, a Bíblia deve ser estudada, pois nela contém a sabedoria Divina. Basta ao leitor somente crer.

Ao ser vivente que crê na Bíblia, e nesta como infalível palavra de Deus, não há do que duvidar. Pois tudo se resolve, e se acredita através do poder da fé - e a palavra fé significa - segundo os dicionários: a) sistema de crenças religiosas, religião; b) de acordo com algumas religiões, a primeira das três virtudes teologais (fé, esperança e caridade). Logo, a fé é o princípio. Em Gálatas, capítulo 06, versículo 06, diz: "Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor". Logo, a fé é o princípio do amor!

A fé é a adesão de forma incondicional a uma hipótese (coisa) que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. E há 'várias fé' - pois as pessoas acreditam, mas fundamento as minhas ideias na fé cristã.

A fé cristã é um elemento indispensável para quem deseja viver para Deus - viver na busca da essência, da espiritualidade. A fé torna o cristão mais forte, capacitando-o a suportar as adversidades e equipando-o a viver uma vida que agrada ao Senhor Deus. E, ao cristão, fica melhor ainda quando lê a Bíblia: pois sua fé aumenta. A leitura bíblica influencia os atos humanos. Ou seja, a leitura bíblica auxilia a busca da essência humana.

E, dentro da leitura cristã, temos os heróis da fé - homens e mulheres que foram fiéis a Deus, que buscavam constantemente a essência humana, e, de acordo com a sua fé, alcançaram graça, paz, misericórdia, vitórias, milagres. Foram poderosos na Terra - e tudo a partir da fé. Em Hebreus, capítulo 11, versículo 01, diz: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos". Quer maior prova da busca da perfeição, da essência humana?

E vale ainda citar: "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos" - II Coríntios, capítulo 05, versículo 07 - e muitos deles não viram, mas creram e alcançaram as promessas de Deus. A essência humana parte do princípio do crer, do esperar num Deus Todo-Poderoso, criador de tudo, e de todos. E tudo isso com amor!

Fechando estas palavras, a fé é o princípio de tudo: basta crer para ver a glória de Deus. Basta crer para alcançar a essência humana. E, alcançando a essência humana, veremos a Deus em sua plenitude, e o Homem será plenamente essência! Pense!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 30/06/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

FUNDAMENTANDO A ÉTICA CRISTÃ PARA MELHOR VIVER (23/06/2018)

Ao pensarmos um pouco sobre ética cristã - independente de nome de igreja que seguimos, com toda certeza, muitas coisas nos sobem à mente. Antes, convém dar um panorama sobre o que é ética. Ética é o nome dado ao ramo da Filosofia dedicado aos assuntos morais (ética deriva do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter). Segundo os dicionários, pode-se entender melhor na prática quando examinamos certas condutas do nosso dia a dia - exemplo: comportamentos profissionais, como: de um médico, de um jornalista, de um político (ética médica, ética jornalística, ética pública).

Às vezes, a ética pode ser confundida com Lei (pois, com certa frequência a Lei tenha como base os princípios éticos) - mas, diferente da Lei, nenhuma pessoa pode ser obrigada a fazer uso da ética, a cumprir as normas éticas, nem sofrer sanções pela desobediência a estas. Embora ética e moral estejam relacionados, são diferentes. Ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento. Moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos, ou religiosos.

Retomando o título deste texto - dentro da área da Filosofia, a ética busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. E, para nós cristãos, que ética adotar - melhor dizendo: onde fundamentamos a nossa ética cristã? Como resposta vou usar a definição da Revista Lições Bíblicas, 2º Trimestre de 2018 (01/4 a 24/7 - treze lições), da CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus, que diz sobre ética cristã: "Tem como objetivo indicar a conduta ideal para a retidão do comportamento cristão. O fundamento moral da ética cristã são as Escrituras Sagradas. Por isso, sua natureza não se altera nem se relativiza. Desse modo, a ética cristã não se desassocia da moral e dos bons costumes derivados das doutrinas bíblicas." - e vale ressaltar que a revista é usada pelas igrejas Assembleias de Deus nas Escolas Dominicais.

Se fundamentarmos a nossa ética cristã na Bíblia, logo "a ética que brota das Sagradas Escrituras é o fundamento da moral de todo seguidor de Jesus - por isso ela é cristã" - CPAD. Assim, a ética cristã faz com que cultivemos ao longo de nossa vida virtudes e valores cristãos, de termos a consciência de nossas obrigações morais, e de termos caminhos corretos a percorrer para agirmos com correção nos problemas morais práticos. Se pensarmos nos três tópicos, se agirmos dentro destes três tópicos, com toda certeza, seremos bons seguidores de Jesus Cristo.

A Bíblia - infalível palavra de Deus para aquele que nela crê - traz pontos que devem ser lidos, observados, colocados em prática sobre ética, a saber: o Decálogo (os Dez Mandamentos são preceitos éticos que fazem parte da lei moral de Deus), a Mensagem dos Profetas (Antigo Testamento), os Evangelhos (as boas novas de Cristo - mensagem registrada pelos evangelistas que contém apelo ao arrependimento, renúncia ao pecado, oferta de perdão, esperança de salvação e santidade de vida), o Sermão do Monte (onde Jesus Cristo convida os seus seguidores a priorizarem o Reino de Deus), as Epístolas Paulinas e Gerais (que trazem ensinamentos aprofundados sobre a nossa relação com Deus).

Como citado, o cristão tem a Bíblia como fundamento da ética cristã, mas jamais poderá esquecer das tradições, que são riquíssimas, pois estas - quando bem utilizadas, assessora a Igreja nos dilemas teológicos, morais e éticos. E quanto a este assunto - tradições, o apóstolo Paulo reconhece e cita: "Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes" (II Tessalonicenses, cap.3, versículo 6). Fica claro que a tradição deve ser 'cultivada'; auxilia o bem-viver do cristão em sociedade.

E para encerrar este texto, busquei na revista - entre tantas reflexões, a seguinte: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (I Coríntios, capítulo 10, versículo 23). Pense!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 23/06/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

EU SÓ POSSO IMAGINAR (16/06/2018)

Se há coisas a serem imaginadas - e nós imaginamos - por que não imaginar o céu? Ou, os céus? Por que não imaginar o lugar que almejamos? O lugar que tanto nos é falado, desde que nós - cristão - nascemos? Então, se eu posso imaginar, você também pode imaginar - então vamos imaginar como será estarmos um dia lá louvando o Rei dos reis...

Antes de pensarmos nas citações acima, e a partir das pesquisas que fiz, vale lembrar que está em exibição nas telonas o longa-metragem 'Eu só posso Imaginar', que foi inspirado na canção 'I Can Only Imagine' - single de maior sucesso da Banda Mercyme e exprime a jornada autobiográfica de superação e fé de Bart Millard, vocalista da banda (compositor desta belíssima canção). No Brasil a canção foi regravada por diversos cantores, como Chris Duran, Gisele Di Mene e Eduardo & Silvana.

Nas telonas, o ator J. Michael Finley dá vida ao compositor, que sofreu durante a infância com o pai abusivo, interpretado pelo renomado ator Dennis Quaid. O filme relata a conturbada relação de Bart com sua família e seu encontro com a fé por meio da música. Enquanto Bart se distancia do convívio com seu pai, ele persegue o sonho de cantar e usa sua dor como inspiração para desenvolver sua carreira. Nesta missão, o artista reencontra o amor, e é surpreendido por ensinamentos de fé, que irão ajudá-lo a perdoar e transformar seu pai. A canção que inspirou o filme ganhou dois Dove Awards em 2002, dos quais um foi na categoria 'Música Pop/Contemporânea do Ano' e outro na categoria 'Música do Ano'. Bart também ganhou na categoria 'Compositor do Ano'. Além de Dennis Quaid e J. Michael Finley, o drama reúne os atores Madeline Carroll, Cloris Leachman, Trace Adkins e Rhoda Griffis.

Se você não conhece a canção, leia: 'Eu só posso imaginar / Como, então, será / Quando ao Teu lado / Eu andar // Eu só posso imaginar / O que sentirei / Quando eu tocar / A face do meu Rei / Eu só posso imaginar / Eu só posso imaginar // Cercado por Tua glória / O que eu vou sentir? / Será que eu vou dançar / Ou de joelhos vou cair? // Vou gritar em Tua presença / Ou em silêncio vou ficar? / Cantarei Aleluia? / Será que vou conseguir falar? / Eu só posso imaginar // Eu só posso imaginar / E o dia vai chegar / Diante do Senhor / Vou me encontrar // Eu só posso imaginar / Que prazer será / Com os anjos / Pra sempre a Te exaltar / Eu só posso imaginar / Eu só posso imaginar // Cercado por Tua glória / O que eu vou sentir? / Será que eu vou dançar / Ou de joelhos vou cair? / Vou gritar em Tua presença / Ou em silêncio vou ficar? / Cantarei Aleluia? / Será que vou conseguir falar? / Eu só posso imaginar / Eu só posso imaginar // Cercado por Tua glória / O que eu vou sentir? / Será que eu vou dançar / Ou de joelhos vou cair? / Vou gritar em Tua presença / Ou em silêncio vou ficar? / Cantarei Aleluia? / Será que vou conseguir falar? / Eu só posso imaginar / Eu só posso imaginar // Eu só posso imaginar / Eu só posso imaginar // Eu só posso imaginar / Quando Te adorar / É tudo o que eu farei / Para sempre // Eu só posso imaginar' - amém!

Estar nós céus já será uma dádiva - pois fomos comprados por preço de sangue, e poder imaginar que vamos estar ao lado do Rei dos reis, do Senhor dos senhores, do Todo-Poderoso! Que maravilha! Imaginar que poderemos - se formos fiel a Ele, sentir, tocar... Quão glorioso será! Sentir a sua glória, estar na glória do Rei dos reis, que privilégio! Como nos sentiremos? Dançaremos ou cairemos de joelhos? - que questionamento! Ficaremos em silêncio, ou abriremos a nossa boca em gritos de louvor? Aleluia! Será que conseguiremos cantar?

Fico imaginando... Estar nos céus, junto com todos os que foram fieis a Ele, mais os anjos - os exércitos celestiais! Que bênção! Que maravilha! Que divino! E, esse dia vai chegar - e quero estar lá a adorar o Rei dos reis - e convido-o a estar também; mas enquanto esse dia não chega, fico a imaginar a glória, a magnitude do meu Senhor, do meu Deus - nada mais posso fazer... - a não ser imaginar! Pense!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 16/06/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

VISITAS ON-LINE (09/06/2018)

Se há algo gostoso a fazer é visitar - ou seja, os lugares, visitar as pessoas (ou suas respectivas obras), mas quando não se tem condições financeiras de, visita-se de forma on-line. E, sabendo manusear os mecanismos de buscas, se vai longe. Na última coluna escrevi aqui sobre museu - mas este físico, mas há alguns museus virtuais. E neste texto aponto, em primeiro lugar, as visitas aos museus virtuais, e - posteriormente, às pessoas.

Pesquisando - como sempre, encontrei um site onde se pode ter acesso a vários museus (tanto endereço físico, como virtual). E, de certa forma, é uma iniciativa que visa a divulgação e a promoção do patrimônio cultural brasileiro: Projeto Era Virtual - www.eravirtual.org - bem fácil de guardar, e de fácil navegação. Na página do site há informações sobre: o projeto, endereços dos museus (físico e virtual), notícias (imprensa), exposições temporárias e algumas indicações de patrimônio cultural. Vale muito conferir de perto.

Outro endereço eletrônico bem interessante é o Portal 'A Rede Educa - Tecnologia para a Educação' - www.arede.inf.br - que traz uma lista considerável: 80 museus 'abertos' a visitas virtuais. Realmente, como diz a matéria - é de se perder o fôlego! São links que levam a visitas tanto nacional como estrangeira - e vale conferir de perto! Particularmente, assustei-me com tantas possibilidades de visitas - e sem sair de casa. E, neste site, encontrei um bem interessante: Museu da Pessoa - e lembrei-me dos velhos tempos.

Lembrar-me do Museu da Pessoa (https://www.museudapessoa.net) foi praticamente voltar no tempo - pois em certa vez fiz o meu cadastro no museu. E, sem pestanejar, consultei pelo meu nome, e lá estava ele. Ou seja, eu fazendo parte do Museu da Pessoa - publiquei em 30 de dezembro de 2006. E, relendo a matéria postada por mim, nas últimas linhas li: "Lembro-me que carregava todo material numa bolsa verde e minha mãe acompanhava-me até a escola - quatro quadras: Escola 'ÍNDIO POTI', na rua Cussy de Almeida - de lá tenho boas recordações nos oito anos que lá vivi e convivi, inclusive uma medalha de melhor aluno na tabuada - isto na quarta série." E, agora, professor de Português. Como o Senhor Destino faz conosco, não é mesmo? Mas - sem mas - amo o que faço!

Agora - entenda-me bem: visitar as pessoas (ou seja, suas respectivas obras) também é possível - e hoje de maneira mais rápida ainda. Dizer que podemos visitá-las sem sair de casa é interessante, mas o gostoso mesmo é pegá-la, manuseá-la - não estranhe: pessoas = livros (respectivas obras). Ir à biblioteca é uma interessante diversão para alguns; outros, porém, não possuem o tempo suficiente para visitar os 'grandes amigos pensadores' - então, o melhor a fazer, é estar conectado.

Conectados! Que maravilha! É uma janela de grande potencial que se abre. Outro dia fui chamado a fazer parte de um determinado grupo que envia aos amigos 'os amigos pensadores em pdf'. Apesar de não poder senti-los, apalpá-los, são de grande valia - e tem mais: você solicita no grupo o assunto, e 'chove de amigos pdf' em pouco tempo. Só alegria! (Mas, como autor, fico pensando nos tais direitos autorais...) Entre as minhas pesquisas, cito: www.canaldoensino.combr que traz uma matéria interessante sobre o assunto, além de apontar 50 sites de bibliotecas virtuais.

E, fechando estas linhas, que tal esquecermos tudo o citado acima, pegar uma cadeira de área - esta mesma que você pensou: espreguiçadeira de nylon - e colocá-la na frente de sua casa, na sombra, e passar a dizer 'bom dia' ao seu vizinho que há anos você não faz. Ou, então, ao entardecer, chamar os vizinhos para a calçada de sua casa e colocar um papo em dia... Apenas sugestões para o bem viver - pois quem vive assim, vive com toda certeza muito bem. E depois você me conta. Pense!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 09/06/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

MUSEU DA BÍBLIA (02/06/2018)

O ano de 2018 foi instituído como o ano da Bíblia no Brasil. E o objetivo é destacar a Bíblia Sagrada, o maior best seller de todos os tempos e os 70 anos da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), em 10 de junho - um projeto lançado em dezembro de 2017, no Museu da Bíblia - em Barueri/SP.

Há muitos museus pelo planeta Terra. Há poucos dias um me chamou a atenção: o Museu da Bíblia, inaugurado em 18 de novembro de 2017, em Washington, capital dos Estados Unidos. Tomei conhecimento do fato quando recebi em casa a revista Boa Nova, que comenta o assunto - edição brasileira de Janeiro/Fevereiro de 2018 (que é Edição da Revista Portuguesa Beyond Today).

De fato, não é um assunto novo, pois o museu vem em construção desde 2015, e neste percurso (de construção) causou algumas polêmicas - e simplesmente pelo fato de o proprietário, Steven Green, estar envolvido em um caso de contrabando de artefatos do Iraque, que foram adquiridos pela sua loja (os itens foram devolvidos e a loja pagou três milhões de dólares em multa). Apenas para conhecimento estes dados - e o que o museu oferece?

Segundo pesquisa que fiz em diversos sites, a ideia do museu é incentivar as pessoas a conhecerem a Bíblia - sem necessariamente ter que acreditar, mas alguns críticos argumentam que o museu apresenta apenas a visão judaico-cristã, com foco no protestantismo americano. Abriga mais de 500 artefatos e textos bíblicos - além da maior coleção privada de rolos da Torá - o livro judaico que forma o Antigo Testamento. Também apresenta em suas exposições materiais sobre a influência da Bíblia na sociedade, incluindo mídia, moda e eventos da história americana e mundial.

O Museu da Bíblia (EUA) está localizado num prédio de 430.000 metros quadrados, usa tecnologia de ponta, com três exposições permanentes e espaços para exposições temporárias; o 2º andar do museu aborda o impacto da Bíblia no mundo (influência desta na vida das pessoas), o 3º andar é dedicado às narrações bíblicas, o 4º andar conta a história da Bíblia em uma exposição através do tempo, o 5º andar - o World Stage, é um teatro com 472 lugares, onde os visitantes poderão assistir a filmes, shows e apresentações,

Pesquisando ainda sobre museus, encontrei vários, mas farei a citação do Bible Lands Museum - Museu Terras da Bíblia - em Jerusalém, Israel, que explora a cultura dos povos mencionadas na Bíblia - como os antigos egípcios, cananeus, filisteus, arameus, hititas, fenícios, persas - colocando esses povos no contexto histórico.

No Brasil, se pesquisarmos, também há espaços destinados à conservação do texto bíblico - pesquisando, como sempre, achei tais espaços e vou citar aqui alguns: a) Biblioteca do Museu da Bíblia, em Barueri/SP, que foi montada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), com um acervo de 17 mil volumes (Escrituras Sagradas em mais de mil idiomas, livros de Teologia, periódicos, áudios, vídeos, Cds e fotos); b) Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro/RJ, também montada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) - é um espaço dedicado às Escrituras Sagradas, planejado para enfatizar a importância do Livro Sagrado na formação da cultura e civilização ocidental (são nove andares dedicados a atividades artísticas, culturais e educacionais relacionadas à Bíblia).

O importante aos cidadãos de bem é que, de um modo ou de outro, as Sagradas Letras estão sempre em destaque, em pesquisa. E vale dizer que a Arqueologia desenvolve um papel importante nas pesquisas comprovatórias dos textos bíblicos (em outra oportunidade abordarei o assunto). Assim, caro leitor, pesquisar ainda é a melhor forma de ter conhecimento e bibliotecas, museus, sites virtuais nos auxiliam no apreender destes conhecimentos. Pense!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 02/06/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

© 2016-2025 Escritório: Avenida das Casas, nº Das Portas, Araçatuba - SP
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora