LEIA E FAÇA O SEU COMENTÁRIO EM CONTATO  

MÊS JUL 2018 - DIAS 07 - 14 - 21 - 28 (Textos publicados na minha Coluna 'ESCREVER... É ARTE'.)

A ORGANIZAÇÃO É O PRINCÍPIO DE TUDO (28/07/2018)

Organização - é uma palavra originada do grego: organon, que significa instrumento, utensilio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Você já parou para pensar nos seus muitos significados? Pense: ordem, arranjo, disciplina, ordenação, sistema, método, disposição, gestão, arrumação. (Lembrando que a Língua Portuguesa nos dá o prazer de ser uma língua rica, logo, muitos significados, muitos empregos - e tudo isso para nossa sorte de usuário da mesma...).

A palavra 'organização' é um substantivo feminino e entre os significados de dicionário podemos encontrar: a) ato ou efeito de organizar (-se), b) composição, estrutura regular das partes que constituem um ser vivo, c) é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Sendo assim, temos a organização pessoal, doméstica, social, escolar, empresarial, religiosa - entre outras.

Neste texto, tendo em vista o curto espaço, apenas três tipos de organização serão abordadas: pessoal, escolar, religiosa. Alguns poderão questionar o porquê de apenas três, e porque estas - simples: tempo/espaço (o veículo de comunicação a que este texto está designado - jornal - disponibiliza apenas um quarto de página) e a necessidade que se faz no momento (solicitação de uma amiga para emprego do mesmo e aos amigos do meu círculo de convivência).

A abordagem inicial sobre o assunto é a organização pessoal - se não a possuirmos, como conseguiremos atingir as outras - que são muitas, por sinal? O ser humano, dotado de raciocínio, sempre tem em mente fazer muitas coisas, principalmente a partir do momento que tem consciência das responsabilidades que lhe foram atribuídas ao longo dos anos, mas quando não se organiza, quando não faz este registro - seja numa agenda ou numa simples folha de caderno, está propício a se perder - ou seja, sempre deixará algo para trás e alegará 'falta de tempo', o que na verdade - até pode ser - mas faltou planejamento. Não planejou, logo, execução falha. Nota-se que qualquer organização parte do princípio do planejamento. Planejar é registrar o que se pretende fazer.

A organização escolar mexe diretamente com quem está engajado no sistema educacional: professor x aluno - mas aqui relato apenas do aluno que, nos dias atuais, vem deixando muito a desejar - tendo em vista que parte da sociedade (os pais e responsáveis) deixou de participar do ato educacional que começa em casa. A organização escolar pode ser simples se o aluno aprender desde criança, por exemplo, que ele precisa fixar em lugar visível o seu horário de aula semanal (meus pais me ensinaram a colocar na porta do guarda-roupa) - assim, não deixaria de levar os materiais necessários para a aula. Deixar, pelo menos uma hora do dia, para recapitular o que aprendeu, ou seja, verificar se realmente apreendeu o conteúdo ensinado. Estes simples exemplos já mudariam muito a vida do aluno (consequentemente da sociedade em que está inserido).

Na questão religiosa, a organização é de extrema importância, a começar pela parte principal de qualquer ato religioso: o sermão, a mensagem, a palavra (esta é a nossa Língua Portuguesa!). Sou muito crítico neste aspecto: quando alguém faz a leitura bíblica - como conhecedor da mesma, já tenho em mente os possíveis assuntos a serem abordados, mas às vezes me decepciono quando o pregador desvia do mesmo, e - pior ainda: quando não consegue concluir o assunto dentro do propósito inicial. Mas, não ficamos apenas neste ponto, a organização religiosa acontece desde o registro dos fatos dentro da comunidade em que está inserida (através da exposição dos acontecimentos às vistas do povo - quadro de avisos, até o registro formal em Atas). Às vezes você pode se perguntar: pra que tudo isso? Devolvo a pergunta fazendo outra: por que será que sabemos como foram as coisas no passado - por exemplo: como foram os dias de Jesus Cristo na terra? E respondo: porque ficaram registradas (e alguém tem que fazer!).

Assim é a vida - se tivermos organização, teremos o princípio de tudo - teremos uma vida abençoada, pois Jesus Cristo ensinou que a organização é o princípio de tudo, basta lembrar - entre tantas outras passagens - quando Ele, na multiplicação dos pães e peixes, ordenou que a multidão se assentasse na grama para que os discípulos se deslocassem livremente entre eles, levando o pão e o peixe - organização e planejamento: execução bem-sucedida! Pense!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 28/07/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

LOUVAI PORQUE O CRIADOR É BOM (21/07/2018)

Pensar em algo superior ao Homem, é pensar em quem o criou - e, para os que creem, há apenas um que poderia fazer, e fez, tudo o que conhecemos. E este ser é conhecido por todos, embora, alguns o desprezam - mas a este cabe a Ele fazer o julgamento. Este ser, o Ser Maior - é Deus, o Criador de tudo e de todos, por isso o motivo de dizer que Ele é bom, e que sua benignidade dura para sempre. Amém!

Se olharmos as Sagradas Letras, até Jesus Cristo - o Deus-Filho feito homem, disse que apenas um é bom, que é Deus, o Deus-Pai. Então, o que pensar? Nada, apenas louvar e agradecer - pois se estamos aqui, estamos porque fomos criados, e criados à semelhança de nosso Criador. Que maravilha, não? (E pensar que muitos não dão o valor necessário e preciso para um feito tão magnifico...) Ou, ainda, imaginar que o Deus-Pai enviou o seu Filho - que morreu na cruz - para salvar a humanidade de todo o mal que esta cometeu.

E temos muitos e muitos motivos para agradecer, para louvar, para engrandecer o Deus Todo-Poderoso, entre os muitos vale citar, por exemplo, o dom da vida. Levantar todos os dias e agradecê-lo por contemplar o astro-rei Sol em todo o ser esplendor - e mesmo que, de forma apagada, sabemos que ele está lá e, mais horas ou menos, aparecerá com todo o seu brilho. As nuvens, com certeza, são passageiras.

Temos, ainda, motivos, por sermos dotados de inteligência, raciocínio. Pensar, embora que para alguns seja um pouco complicado, mas somos pensantes - o que muito nos auxilia na evolução de equipamentos que nos ajudam a viver de forma mais satisfatória do que o Homem de duzentos, trezentos anos atrás. E alguns, por assim dizer, não dão valor - ou, apenas dão 'valor' quando a dor chegar (alguns por amor, outros por dor)!

Podemos ir mais longe ainda - ou perto: dependendo da interpretação de cada um (do uso do raciocínio de cada um). Se fizermos uma pequena reflexão em nossos sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Ver, cheirar, degustar, ouvir, tocar. (Como a Língua Portuguesa é rica em vocábulos!) E tudo isso para facilitar a nossa passagem por este mundo, por este planeta chamado Terra! E ainda há os que não dão valor a tudo isso que fomos providos! Estes que não valorizam... - sinceramente: nem sei o que dizer!

Então, por que não dizer que o nosso Criador é bom? Sim, temos que levantar a voz e realmente agradecer por tudo que nos tem feito, e faz, e - se tivermos fé, poderemos alcançar mais coisas ainda. Pois para aquele que crê "a fé é certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus, capítulo 11, versículo 01). E por fé muitos alcançaram alcançam e alcançarão 'milagres' em suas vidas - basta crer. E, se prestarmos atenção, muitos dos citados neste capítulo 11 de Hebreus não alcançaram o prometido, mas a sua fé falou mais alta e sua descendência recebeu... Mas creram! E louvavam constantemente ao Criador!

Fechando estas palavras, agradecer é o que quero sempre fazer - e todo Homem deveria fazer ao levantar pela manhã, durante o dia, e ao deitar em sua cama após um longo dia de trabalho - que não é nada fácil! Porque um homem/mulher errou lá atrás, pagamos hoje com o suor de nosso trabalho - mas devemos agradecer por termos trabalho - enquanto alguns perambulam sem um lugar para ganhar o pão de cada dia - o que é difícil para um pai/mãe de família. Então, louve e engrandeça ao Deus Todo-Poderoso pela alegria que você tem todo dia... Pois nem todos têm o prazer que você que chegou até aqui tem... Ler também é um dom de Deus. Pense.

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 21/07/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

TUDO TEM UM FIM (14/07/2018)

Pensar que tudo um dia chega ao fim - querendo ou não, mas é assim mesmo - aliás, é a vida, pois até a vida chega ao fim (de forma individual primeiro - e, pra quem acredita, de forma coletiva um dia). Mas vamos deixar para pensar nesta questão de vida e morte mais pra frente - embora possa lá na frente ser tarde, pois não sabemos a que horas partiremos deste Planeta Terra para um 'novo planeta'.

A euforia do futebol, como qualquer começo, foi espetacular. Empate, vitórias, próxima fase, desclassificação - e nós, população, o que levamos? Torcemos, torcemos, torcemos! Ganhamos? Nada - para alguns apenas uma enorme frustração. E, com toda certeza, vão colocar em alguém a culpa - e não lembram que a vida é feita também de derrotas, e que tais derrotas devem servir de exemplos para nos próximos passos não se cometer os mesmos erros.

Tal euforia fez muitos se endividarem - e, para desespero de alguns, o fim da dívida não deve ser tão próximo - longas parcelas, e algumas alcançarão doze, catorze meses. É uma questão de saber usar o que se tem em mãos (e não o que não se tem ainda, não é mesmo?). O uso das finanças nem sempre bem pensada pode causar desesperos aos usuários menos preparados em mexer com recursos ainda em 'andamento'.

Nesta semana em que nos encontramos, por exemplo, chega ao fim mais uma Exposição em Araçatuba - e muitos gastaram, e não foi pouco, para estar, participar, todos os dias. E que vantagem tem tudo isso? Gastos e mais gastos - prazer momentâneo. Para alguns, talvez, fez-se o gosto de pelo menos uma vez na vida concretizar uma proeza - dias depois, com toda certeza, os gastos virão e deverão ser pagos (ruim para quem não economizou para tal situação).

As férias de meio de ano - férias escolares, em breve chegarão ao fim. Agosto se aproxima, e é um dos meses mais longo! Trinta e um dias sem nenhum feriado! Ventanias a soprar de todos os lados. Deve ser o fim mesmo, ou o início do mesmo! Brincadeiras à parte, agosto realmente demora a passar - parece, como já ouvi dizer, que nunca termina! Mas a verdade é que estamos despreparados psicologicamente para enfrentar tal situação - ou estamos de 'corpo mole'?

Dizem, o que não posso afirmar, que o amor também chega ao fim. Verdade ou não, pois destas coisas não gosto de falar - porque cada um tem uma visão sobre o que é o sentimento chamado amor - em determinadas situações creio que deve ser difícil levar tal sentimento, e deve mesmo chegar ao fim - que, por consequências, não é sempre o ponto final dos acontecimentos, tendo em vista que sentimento não termina de um momento para o outro.

Neste caso - do amor, fico pensando no senhor Cupido. Um danado travesso, colocando as flechas no embornal e voltando para o seu canto, e totalmente murcho, pois as suas investidas naqueles seres foram em vão, inúteis. E, como humanos, sabemos que as investidas que damos quando não bem sucedidas causa-nos decepções; imaginar o senhor Cupido decepcionado deve ser realmente terrível as próximas investidas dele - tudo para descontar o tempo perdido!

Brincadeiras à parte, realmente tudo tem um fim - mesmo a vida; mesmo a vida Severina - como disse o poeta. Tudo que se inicia tem um fim, e às vezes de forma que não esperamos. Um emprego tem um fim, um relacionamento tem um fim, um governo tem um fim, tudo tem um fim. E o que nós esperamos - nós que temos uma fé num Ser Superior - esperamos um fim maravilhoso: com a volta do Nosso Senhor Jesus Cristo em glórias. Pense.

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 14/07/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

TUDO É MARAVILHA (07/07/2018)

Eu estava em casa de boa - férias tão merecidas deste meio de ano - e comecei a pensar nas pessoas - principalmente nas atitudes das pessoas. E, pensando bem, há pessoas que gostam, e muito, de cuidar da vida alheia (e isso é sabido de muito tempo), mas só parando pra prestar atenção que notamos. Em contrapartida, há pessoas com palavras e atitudes maravilhosas! Palavras de consolo, mãos abençoadas.

Interferir na vida das pessoas que falam da vida alheia não é fácil (pois podemos cometer os mesmos erros destas - e não queremos), mas há um jeito de, pelo menos, diminuir ou interromper que a conversa desta continue: simplesmente não dar crédito a quem fala. Deixá-lo de forma ignorada, totalmente isolada, pois quem sabe a pessoa para de falar, não é mesmo? E assim colocamos o velho ditado em prática: cortamos o mal pela raiz.

E o melhor de tudo é que há pessoas que falam e possuem atitudes maravilhosas! E ter atitude é melhor que mil palavras! Aprendi assim: falar menos, fazer mais. E isso nos faz tão bem quando estamos ao lado delas. A História nos deixou exemplos de várias pessoas que, pelas atitudes que tiveram durante a sua vida, serão lembradas todo tempo em que houver memória no ser humano. É uma virtude - e poucos cultivam tal virtude.

Maravilha maior é poder ajudar as pessoas que realmente necessitam - e são muitas! E não adianta esperar de algum órgão governamental. (Eles sabem que há pessoas necessitando de ajuda, mas atendem apenas a algumas - frente à grande multidão de necessitados que existe pelo mundo afora, não é mesmo?) Creio, pelo lado pessoal que vejo as coisas, haveria solução - mas como requer muito empenho, pouco - ou quase nada - se faz.

Logo, o ser humano quando pensa, não espera que o governo auxilie o seu próximo, este mesmo começa - dentro de suas possibilidades, a auxiliar o seu próximo. E faz de bom coração, sem reclamar, sem proclamar aos quatro ventos que ajudou - pois está escrito nas Sagradas Letras, em Mateus, capítulo 18, versículos 1-4, assim: "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. / Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. / Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; / Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente." - esmola equivale a ajuda.

Ajudar, como citado acima, é algo bom - e deve ser feito sem tocar a trombeta, sem sair falando. O galardão vem do Deus Todo-Poderoso. Ele dá ao homem o que Ele quer, inclusive a capacidade financeira de poder ajudar o semelhante. Ao crermos que fomos feito a imagem e semelhança de Deus, do Deus Criador, então também temos capacidade (Ele nos capacitou) para podermos ajudar. Vale lembrar que Jesus Cristo deixou claro que Ele nos escolheu - se Ele nos escolheu, e Ele é luz, também devemos ser luz.

E a maravilha é estar apto para servir ao próximo. Apto para, através do Mestre dos mestres, servir o próximo. Assim como Ele fez na última Ceia - lavou os pés dos seus discípulos, também devemos fazer também. Nos dias atuais: ajudar o próximo. Somos todos iguais frente às necessidades que este mundo apresenta, e os que têm mais sirva os que têm menos. E somente fazendo assim seremos bem-aventurados. Prosperaremos. Pense.

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 07/07/2018 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.  

© 2016-2025 Escritório: Avenida das Casas, nº Das Portas, Araçatuba - SP
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora