LEIA E FAÇA O SEU COMENTÁRIO EM CONTATO 

MÊS FEV 2014 - DIAS 01 - 08 - 15 - 22 (Textos publicados na minha Coluna 'ESCREVER... É ARTE'.)

MUITOS SIGNIFICADOS (22/02/2014)

Que tamanho tem a sua liberdade? Liberdade tem que tamanho para você? Ou, para você, liberdade tem quantos significados? Do que depende a sua liberdade? Ou, de quem depende a sua liberdade? São perguntas que se deve fazer de tempos em tempos.

Assim pensando, posso refletir que liberdade pode partir de um simples poder-fazer, de um poder-querer-fazer até coisas grandiosas onde somas volumosas podem se interagir - somas de valores, ou não. Valores materiais ou não.

Liberdade pode ser o simples fato de abrir os braços ao ar livre e dizer: "Oh! Como Deus é bom em sua infinita bondade!" - ou, ainda, sobre o lombo de um animal percorrer os campos verdes contemplando o revoar dos pássaros que não semeiam nem ceifam, mas são providos de alimentação pelo Criador.

Ter liberdade pode significar, também, chegar a uma biblioteca e escolher a obra que mais lhe agradar - e sem crítica à idade, ao credo religioso, à cor, à raça - ou, seja lá ao que for. O importante é poder escolher.

Ser livre, ainda pode ser, como um bichano esparramado ao sol, ou, quando se sente solitário, entrelaça-se nas pernas dos humanos fazendo-os, às vezes, tropeçar. Em alguns causa até irritação, em outros conduz ao carinho.

Um pouquinho mais de liberdade é sair correndo pelas ruas, campinas, vales, montanhas em dia de chuva - de preferência uma chuva bem fininha, logo a seguir o arco-íris a brilhar no céu, acompanhado de um sol incandescente posteriormente. Uma situação perfeita.

O ato de ser livre - num todo da palavra - é realmente ser livre e não apenas o que manda a constituição de um país onde esta apresenta que todos são iguais perante a lei; onde a Justiça aparece de olhos vendados - igualdade para todos. Fica a pergunta: será que todos têm os seus direitos garantidos - ou não?

Lê-se jornal, assisti-se aos noticiários - e passa a ter uma pluralidade cultural, ou não, de informações, mas, na realidade, o que realmente acontece? Essa pluralidade de informações é verdadeira? Totalmente imparcial? Ou podemos afirmar que boa parte do que nos é passado é manipulado pelos interesses de pequenos grupos? - sem levar em conta o lado pessoal de quem as produziu, pois é difícil se produzir algo sem um 'dedinho' no meio.

Manipular não é fácil, mas também tão difícil assim: dê-lhe pão e água que este estará em suas mãos, dê-lhe conhecimento que estarás nas mãos dele. E o povo brasileiro, um povo de baixa formação, está a pedir pão e água. Vale lembrar que a 'massa brasileira' não está instruída a pensar - velho ditado: quanto menos conhecimento, mais fácil de governar.

Logo, liberdade abrange vários significados - e a escolha é de quem quer fazer uso dela. Use-a, caro leitor, da melhor maneira possível, antes que cheguem os maus dias e poderás dizer que tens saudades dos dias de tua mocidade. Mas, será tarde, estes nunca mais hão de voltar. Cultive, portanto, a sabedoria - a vida é curta, Curta-a!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 22/02/2014 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.      

IMAGINAÇÃO A MIL (15/02/2014)

Nestes dias ando com pouca imaginação, mas quem produz textos precisa entregar o seu material e, tendo ou não imaginação, precisa trabalhar. Às vezes ligo a televisão em busca de assuntos, às vezes abro o jornal na busca de assuntos interessantes para introduzir no texto, mas - como produtor de texto, sei que é necessário escrever.

E, entre os assuntos que andei burilando, veio-me - neste momento - as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia. Fico encantado com a patinação mo gelo. Como deve ser difícil chegar a coreografias maravilhosas, com saltos encantadores! Outro sim, como deve ser ruim quando caem, pois são tantas horas de treinamento, de esforço e, de repente, um tombo - mas sacode o gelo (se assim posso dizer) e, de rosto sorridente retoma a apresentação. Muita habilidade na execução do programa - itens apresentados.

Estou, neste momento, observando alguns patinadores. Show sobre lâminas! Só de olhá-los fico tenso, pois parece que vão desabar - mas é um trabalho de coreografia maravilhoso - são sequências muito bem realizadas, são combinações muito bem executadas. Nota-se que o atleta - um verdadeiro artista, busca a perfeição na forma: show!

Ao assistir as belíssimas apresentações, mesmo com os tombos - que fazem parte do espetáculo, me lembrei de várias canções que muitas vezes gostava de curtir. Lembrança dos tempos de quando ainda tinha poucos anos; da minha juventude. Voltar no tempo através das belíssimas canções cria certa nostalgia - mas tudo vale a pena: não tenho a alma pequena.

Como disse: não tenho a alma pequena - fico até alta madrugada assistindo porque realmente vale muito colorir os olhos. Até descobri que há brasileiro na patinação artística - que foi adotado por uma família francesa, hoje naturalizado francês com o nome de Florent Amodio. E este fez um verdadeiro show. Muito bem capacitado!

Mas, voltando ao processo de imaginação, de criação, vale deixar registrado que escrever é uma arte, e, por ser uma arte, é necessário que o artista trabalhe muito a arte de criar - ou seja, que trabalhe muito o processo de reescrever. A reescrita faz com que o leitor deguste bem mais a produção apresentada.

Por outro lado, será que o leitor - o senhor, a senhora, você mesmo que está lendo estas linhas - realmente se debruça num texto para examiná-lo a fundo e sugar o máximo do que é passado? Ou simplesmente nada troca de comentários - mesmo que entre familiares, ou no ambiente de trabalho, ou igreja? Coloco-me, às vezes, no lugar do leitor e sei que, mesmo após a publicação, tenho de desejo de mudá-lo - tento exigir mais de mim.

Logo adiante colocarei ponto final neste texto, mas antes convido você, caro leitor, a dar asas a sua imaginação e criar o seu texto - mesmo que de forma mental. Sei que crias mentalmente suas histórias - parabéns, mas esforce e passe-as para o papel, ou diretamente para o seu computador - é uma boa para relaxar. Use a imaginação - imaginação a mil por hora!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 15/02/2014 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.       

CALOR... SÓ UM POUQUINHO... (08/02/2014)

Estou quase aceitando o que publicam num tal facebook quando afirmam que as estações estão mudadas. É fácil afirmar - e comprovar? Mais fácil ainda - e sem muitos exageros. Se duvidar, ovos fritam no asfalto, como diriam muitos.

Parece-me que a nossa região ferve - e somente com ar condicionado para melhorar: e tome conta alta de energia. Não existe alternativa: pagar o preço de se ter melhores condições de vida. Tenho dó das que não possuem o mínimo possível para isso.

Eu trabalho no período da manhã em salas de aula com ar condicionado. No período da tarde não (afirmam que é possível ter os aparelhos de ar condicionado para isso, mas não oferecem porque as redes elétricas das escolas não suportam, estão ultrapassadas - por que não alterá-las?). É como afirmei num determinado texto: salas com uma ou duas pessoas possuem refrigeração e salas com 30 adolescentes cheios de energias não! Que contraste! Que desajuste!

Creio que a temperatura esta semana ficou tão elevada não sei a quanto chegou, mas percebia-se que, ao tocar os objetos, estes pareciam que havia fogo por trás. A água da torneira fervia! Parecia que tinha acabado de sair - e de poços artesianos, como o do jardim Ipanema - que a caixa d'água parece estar sempre pegando fogo!

Falando ainda em temperatura, carros com ar condicionado não é mais luxo, mas necessidade. E necessidade de primeira linha - ou quase. E um exemplo: levanto cedo, tomo o meu banho, o meu café e dirijo ao trabalho - o ar do automóvel tem que estar ligado, caso contrário, ai chegar ao trabalho não me sinto confortável. Logo, aqui segue um conselho: troque o filtro do ar, no mínimo, de duas a três vezes ao ano.

E, se pensarmos em brincar um pouco com os fenômenos da natureza, pode-se afirmar que, com toda essa loucura de tempo, a água do aquário esquentou tanto que ferveu e cozinhou os peixes. Pode até ser engraçado, mas não estamos longe de isso acontecer.

Passando para um plano diferente, o ser humano precisa muito de calor, mas de calor humano. Este, quando não se faz presente, qualquer relação humana é impossível. O calor humano emana da alma, vem do fundo. Faz a gente se sentir bem. Faz a gente se sentir amado.

E, pensando num plano mais alto ainda, precisamos de calor que vem de um Ser Superior - Deus. Mas precisamos de fé para alcançar tais benefícios. Estes, quando alcançados, no leva a quase a nossa totalidade existencial e Conseguimos quase total plenitude em realizações.

Fechando: de todos os males, talvez o calor nesta baixa terra seja o menor, pois está prometido àqueles que não se entregarem em sua plenitude ao seu Criador um calor muita vezes maior que este - um calor que nunca se apagará! 

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 08/02/2014 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.     

GRANDES JOGADAS (01/02/2014)

A vida proporciona grandes jogadas, e não estou falando apenas dos esportes - ou em específico de um esporte de massa, o futebol, por exemplo - mas de outras circunstâncias que a vida proporciona. E as goleadas aplicadas pela vida sem sempre são a favor, às vezes, contra. Não temos o poder de decidir sempre; não é possível ganhar sempre.

É sabido que no futebol, como em qualquer esporte, temos alguns recordes a serem batidos - cito como exemplo: os dois gols olímpicos que Ary Mantovani, do Palmeiras, marcou numa única partida contra a Portuguesa Santista, pelo Campeonato Paulista de 1946 - em pleno Parque Antarctica. E falando em Parque Antarctica, vale lembrar uma das maiores goleadas: Palestra Itália 8 x 0 Corinthians, em 1933.

Já em Copas do Mundo, a maior goleada foi da Hungria 10 x 01 El Salvador, em 1982. O Brasil aparece com uma goleada em 9º lugar, sendo 7 x 1 sobre a Suécia, em 1950. Mas, pensando um pouco mais: qual a maior goleada que a vida aplica a cada um de nós?

Fico aqui a pensar - qual a maior goleada que a vida pode proporciona a um ser? Pensando naquela máxima que pergunta-se, responde-se e acaba ainda ficando com o sistema nervoso alterado, afirmo que a maior goleada é a luta pela sobrevivência.

Se olharmos para o mundo animal - irracional, notaremos que a lei da selva é a que predomina, ou seja, quem pode mais, chora menos; o maior vence o menor. O menor servirá de alimentação para o maior - a lei do mais forte, mais astuto, sobre o mais fraco, menos astuto.

Mas, e o ser humano, estará nas mesmas condições do mundo animal irracional? Em parte sim, em parte não, pois há o raciocínio. E este raciocínio fez o homem conquistar grandes coisas, como a roda. Já pensou se não tivéssemos a roda? Estranhamente pensamos pouco nessa peça, independentemente do tamanho. A partir dela alcançamos grandes conquistas.

A partir da própria roda já vimos grandes jogadas - trazendo às vezes sorte, às vezes pesadelos que são carregados pela vida toda - mas tudo não passa de escolhas. A vida é uma roda a girar, alguém já escreveu assim. Ah, para ilustrar, Biquini Cavadão tem uma canção - 'Roda gigante', que diz: "Só quero o amor das grandes paixões / Ser como crianças no parque de diversões / Aquele amor que em menos de um instante / Faz a vida girar numa roda gigante..." - pensou?

Chrystian & Ralf, tem uma canção - 'Vira, virou', que diz: "Vida, a vida virou, a roda girou e você chegou na minha vida / A linha do destino a gente traça / Por teu amor não há o que eu não faça / Vida, a vida virou, a roda girou e você chegou na minha vida / Meu bem eu só queria te dizer / Que eu não me arrependi de amar você" - pensou? A roda está presente.

E assim vou pensando nas grandes invenções do ser humano, nas grandes jogadas que o ser humano vem fazendo. E você, caro leitor, pense também: quais as grandes jogadas que estão acontecendo em sua vida? Se forem poucas as jogadas, está na hora de parar, pensar e mudar. 

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 01/02/2014 - em O LIBERAL REGIONAL, Caderno ETC, p. 02.      

© 2016-2025 Escritório: Avenida das Casas, nº Das Portas, Araçatuba - SP
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora